determinados momentos sinto tonturas e fico fraco. Em algumas situações até desisto de treinar. O que pode estar causando isso?

Pergunta: “Tenho 23 anos e pratico musculação há 5 meses. Nesse tempo venho conseguindo um ótimo resultado. Minha alimentação é boa, tomo suplementos, hipercalórico e creatina. Sempre me alimento antes do treino. Nesses dois últimos meses meu treino mudou, passou a ser bem mais pesado e pelo menos uma série de cada exercício é executada de forma bem concentrada com carga alta, voltando o mais lento possível para posição inicial. Venho encontrando algumas dificuldades. Em determinados momentos sinto tonturas e fico fraco. Em algumas situações até desisto de treinar. O que pode estar causando isso? Respiração durante o exercício? Pode ser a creatina? Será que devo parar com a musculação?”

Resposta: Caso você não esteja exagerando na intensidade dos exercícios e esteja em “overtraining”, o efeito descrito pode ser decorrente de hipoglicemia (baixo nível de açúcar sanguíneo). Para treinarmos, necessitamos de energia. Caso estejamos em jejum por mais de 5 horas ou não estejamos realizando uma dieta adequada e equilibrada, ao iniciarmos o treinamento iremos depletar os níveis de energia do organismo, que são refletidos na quantidade de glicose circulante no sangue. Quando esta quantidade desce além do nível normal, entramos em hipoglicemia e as reações do organismo a este estado são tontura, mal estar, hipotensão e suor frio. Isso ocorre por não haver energia necessária para a execução do esforço, ou seja, o organismo está trabalhando no vermelho e sinalizando para você interromper o processo.
Para evitar estes sintomas, procure efetuar uma alimentação equilibrada, com cinco refeições por dia e ingerir quantidades suficientes de carboidratos, pois eles irão fornecer a glicose que dará energia para a execução dos exercícios.

Realize uma refeição leve ao menos 2 horas antes do treino, na qual você deve ingerir fontes de carboidratos, tais como pães, bananas e batatas. Você pode utilizar junto um suplemento hipercalórico em doses de 2 a 3 colheres de sopa para cada 300ml de leite desnatado. Mas evite ingerir alimentos ricos em carboidratos imediatamente antes dos treinos (1 hora antes até o momento de início do treino), pois irá aumentar a secreção de insulina e ocasionará hipoglicemia durante o esforço. Caso as tonturas persistam, analise a duração e intensidade de seus treinos. Eles não estão muito longos ou muito intensos? Se apesar disso você continuar tendo tonturas, suspenda a atividade e procure orientação médica.

About these ads

2 comentários

  1. Também tenho sentido tontura… com certeza é o exagero na dosagem.
    Eu fiz merda e exagerei.
    O importante é que me sentindo mal é um alerta para não repetir a mesma dosagem excessiva.

    Abraço!

  2. EU COMECEI TOMAR CREATINA TEM UMA SEMANA,NOS TRES PRIMEIROS DIAS TOMEI DEPOIS DO CAFÉ,DEPOIS DO ALMOÇO E ANTES DE DORMIR.(SATURAÇÃO)
    DEPOIS PASSEI A TOMAR ANTES E DEPOIS DO TREINO ISSO NO PERIODO DA MANHA MAIS QUANDO CHEGA A NOITE NAO ME SINTO BEM.
    TO SENTINDO TONTURAS MAU ESTAR MUITO ESTRANHO E EU TO TOMANDO MENOS QUE 5G.
    AGORA TO MEIO COM MEDO DE TER PROBLEMAS PASSEI A TOMAR SÓ DEPOIS DO TREINO MAIS AINDA TO ME SENTINDO MAU.
    TO PENSANDO EM PARAR DE TOMAR.
    ALGUEM PODE ME AJUDAR??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s