determinados momentos sinto tonturas e fico fraco. Em algumas situações até desisto de treinar. O que pode estar causando isso?

Pergunta: “Tenho 23 anos e pratico musculação há 5 meses. Nesse tempo venho conseguindo um ótimo resultado. Minha alimentação é boa, tomo suplementos, hipercalórico e creatina. Sempre me alimento antes do treino. Nesses dois últimos meses meu treino mudou, passou a ser bem mais pesado e pelo menos uma série de cada exercício é executada de forma bem concentrada com carga alta, voltando o mais lento possível para posição inicial. Venho encontrando algumas dificuldades. Em determinados momentos sinto tonturas e fico fraco. Em algumas situações até desisto de treinar. O que pode estar causando isso? Respiração durante o exercício? Pode ser a creatina? Será que devo parar com a musculação?”

Resposta: Caso você não esteja exagerando na intensidade dos exercícios e esteja em “overtraining”, o efeito descrito pode ser decorrente de hipoglicemia (baixo nível de açúcar sanguíneo). Para treinarmos, necessitamos de energia. Caso estejamos em jejum por mais de 5 horas ou não estejamos realizando uma dieta adequada e equilibrada, ao iniciarmos o treinamento iremos depletar os níveis de energia do organismo, que são refletidos na quantidade de glicose circulante no sangue. Quando esta quantidade desce além do nível normal, entramos em hipoglicemia e as reações do organismo a este estado são tontura, mal estar, hipotensão e suor frio. Isso ocorre por não haver energia necessária para a execução do esforço, ou seja, o organismo está trabalhando no vermelho e sinalizando para você interromper o processo.
Para evitar estes sintomas, procure efetuar uma alimentação equilibrada, com cinco refeições por dia e ingerir quantidades suficientes de carboidratos, pois eles irão fornecer a glicose que dará energia para a execução dos exercícios.

Realize uma refeição leve ao menos 2 horas antes do treino, na qual você deve ingerir fontes de carboidratos, tais como pães, bananas e batatas. Você pode utilizar junto um suplemento hipercalórico em doses de 2 a 3 colheres de sopa para cada 300ml de leite desnatado. Mas evite ingerir alimentos ricos em carboidratos imediatamente antes dos treinos (1 hora antes até o momento de início do treino), pois irá aumentar a secreção de insulina e ocasionará hipoglicemia durante o esforço. Caso as tonturas persistam, analise a duração e intensidade de seus treinos. Eles não estão muito longos ou muito intensos? Se apesar disso você continuar tendo tonturas, suspenda a atividade e procure orientação médica.

2 comentários

  1. Também tenho sentido tontura… com certeza é o exagero na dosagem.
    Eu fiz merda e exagerei.
    O importante é que me sentindo mal é um alerta para não repetir a mesma dosagem excessiva.

    Abraço!

  2. EU COMECEI TOMAR CREATINA TEM UMA SEMANA,NOS TRES PRIMEIROS DIAS TOMEI DEPOIS DO CAFÉ,DEPOIS DO ALMOÇO E ANTES DE DORMIR.(SATURAÇÃO)
    DEPOIS PASSEI A TOMAR ANTES E DEPOIS DO TREINO ISSO NO PERIODO DA MANHA MAIS QUANDO CHEGA A NOITE NAO ME SINTO BEM.
    TO SENTINDO TONTURAS MAU ESTAR MUITO ESTRANHO E EU TO TOMANDO MENOS QUE 5G.
    AGORA TO MEIO COM MEDO DE TER PROBLEMAS PASSEI A TOMAR SÓ DEPOIS DO TREINO MAIS AINDA TO ME SENTINDO MAU.
    TO PENSANDO EM PARAR DE TOMAR.
    ALGUEM PODE ME AJUDAR??

Deixe um comentário

