Início > Nutrição e Dietas > Maltodextrina – O que é, efeitos e como tomar

Maltodextrina – O que é, efeitos e como tomar

Maltodextrina é um carboidrato complexo, proveniente da conversão enzimática do Amido do Milho. Sua absorção pelo organismo é gradativa e lenta, pois contém polímeros de dextrose. Estes polímeros acabam sendo metabolizados lentamente, o que faz com que ela forneça energia durante uma atividade física que necessita de resistência e de longa duração, pois ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue.

Muito usada por jogadores de futebol, basquete, maratonistas, e também pela maioria dos praticantes de musculação, que é foco principal desse post. O pessoal que visa a hipertrofia usam tanto a maltodextrina quanto a dextrose, para repor o glicogênio muscular e como transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatina, BCAAs e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desses carboidratos.

Por isso o mais indicado para se tomar a maltodextrina ou a dextrose, são juntos com a Whey Protein no pós-treino, podendo tomar junto também a Creatina, BCAA, ou Glutamina. A Maltodextrina não causa efeitos colaterais, e caso você não tenha problemas de diabetes, pode tomar tranquilo, e mesmo os diabéticos podem tomar, mas com orientação médica claro.

E para os que chegam ao nosso blog perguntando se maltodextrina engorda, o Julião respondeu essa dúvida no fórum e creio que vai sanar a dúvida da maioria. Veja aqui.

A proporção ideal para se tomar no shake pós-treino é a seguinte: – 1 grama de carboidrato para cada kg de peso corporal Exemplo, se a pessoa pesa 60kg, utiliza 60gr de carboidrato, podendo ser divido em (50% de Dextrose e 50 % de Maltodextrina) – 30g de Proteína (um medidor que habitualmente vem nos potes de Whey) – 5 á 10g de Creatina – Glutamina e BCAA – Cerca de 5g de cada. Eu não costumo olhar marca de maltodextrina ou dextrose, levo mais pelo sabor mesmo, e costuma ser das marcas: Neo-Nutri, DNA, Atlhetica. O preço médio do pacote de 1kg costuma girar em torno de R$10,00.

About these ads
  1. Myrthes
    fevereiro 8, 2010 às 9:18 pm

    Pessoal,
    Gostaria de saber se essas sugestões de uso da malto + whey + bcaa são válidas para mulheres?
    Faço spinning 3x na semana e musculação todos os dias, quero apenas manter o corpo em forma e ganhar pernas bem malhadas…

  2. debora
    março 3, 2010 às 10:58 pm

    gostaria de saber s malto eu tomando e fazendo musculação, power jump eu emagreço.
    é a albumina emagrece tbm?

  3. Diva Neves
    agosto 16, 2010 às 7:22 pm

    não sou usuaria destes produtos mas conheço alguem que faz uso de dextrina , e gostaria de saber se este produto é o tal do anabolizante?

    • agosto 8, 2011 às 12:35 pm

      Sim, dextrina é um composto aminoácido que te deixa ligadão, infelizmente as pessoas estão tomando sem nenhuma orientação médica.. 2 meses de uso já são suficientes para comprometer o fígado e causar uma grande chance de impotência sexual.
      Sandro Moura, Prof. de Educação Física

  4. marta
    dezembro 7, 2010 às 4:51 pm

    tou na academia

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 943 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: