Termogênicos. O que é? Funcionam? Quais os riscos?

Alimentos termogênicos, conhecidos como queimadores de gordura ou Fat Burner são alimentos que requerem mais energia para serem processados e digeridos pelo corpo, levando assim a um aumento do gasto energético. Ou seja, pode ajudar o seu metabolismo a ficar mais rápido o que  facilita a redução de peso e queima da gordura corporal.

Os termogênicos podem aumentar em até 10% o gasto de energia.Os mais conhecidos são: as pimentas de uma forma geral, principalmente a pimenta vermelha; além da mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco.

Estes alimentos dispostos em uma dieta bem planejada poderão dar um empurrão na queima de gordura corporal e emagrecimento. É bom deixar claro que apenas adiciona-los a uma dieta errada não surtirá o efeito esperado, e consumir grande quantidade poderá trazer prejuízos para a saúde.

O importante é equilibrar as quantidades consumidas e fazer a combinação correta com outros alimentos. E vejam que a função de  termogênico cabe até a uma simples água gelada, não sendo necessário se gastar fortunas para se ter estes benefícios.

Os suplementos que mais encontramos no mercado com a alegação de serem termogênicos e os riscos da utilização errada são:

Compostos queimadores de gordura: Combinação de vários termogênicos.. Risco da utilização errada – acelerar os batimentos cardíados e aumentar a ansiedade.

Chá Verde: Vários estudos já comprovaram a eficácia na ativação do metabolismo, é também um poderoso antioxidante. Risco do uso errado: Aumento da pressão e ansiedade.

Guaraná: Tem afunção de quebrar e promover o uso da gordura como energia, e assim é um aliado na queima de gordura. Muito usado como energizante. Risco do uso errado: Insônia e palpitações.

CLA(ácido linoléico conjugado): Ganhou fama nos últimos tempos, provavelmente um dos suplementos mais conhecidos como termogênicos além de ser um dos mais caros e mais comprados do mercado. Para surpresa geral ele não é um termogênico a ação dele é facilitar o ganho ou manutenção de massa muscular o que como consequência leva a uma maior queima de gordura corporal, já que quanto mais massa muscular temos no corpo mais fácil torna-se a queima de gordura corporal. Tem função anti-catabólica, antioxidante e melhora da função imunológica. Riscos do usso errado: estudos indicam que o uso excessivo pode aumentar os níveis da proteína C reativa, lipoproteína e leptona no sangue – todas capazes de aumentar o risco de doenças cardíacas. Existe ainda alguma evidência de que tomar CLA diariamente aumenta a resistência de insulina, um sinal iminente de diabetes tipo 2.

Linhaça – Ativa o metabolismo, melhora a função imunológica, nutre a pele, melhora a textura da pele e cabelos, ajuda a reduzir o colesterol e previne a formação de gorduras nas artérias. Ainda não se sabe o risco do consumo excessivo.

Deixe um comentário