Treino Glúteos

Os melhores suplementos para Ganho de Massa Muscular
Vai comprar suplementos? Antes compare os menores preços

 

gluteo_abre

Alessandra Pinheiro é uma bela mulher de corpo torneado e escultural. E uma atleta com potencial para brilhar entre as tops no cenário internacional.
Neste artigo, Alessandra conta um pouco de sua carreira e como transformou seu corpo para se adequar aos padrões de competição fora do Brasil, que exige mulheres mais esguias que musculosas. Aborda ainda sobre seu trabalho para glúteos, um dos assuntos sempre entre os mais pedidos pelas leitoras de SuperTreino:
“Convocada para o  Arnold Classic 2012, irei buscar a carta profissionalizante (Pro Card), permitindo, assim, que possa representar o Brasil na categoria Figure Pro, competindo com as atletas internacionais e trazendo excelentes resultados para meu País, colaborando diretamente para o crescimento do esporte. Meu objetivo para o próximo ano é conseguir uma qualificação para poder competir o Mr. Olympia, em setembro.
gluteo1A principal mudança que tive no meu corpo foi de modificar as medidas do meu glúteo para chegar ao padrão internacional. Por isso, meu treino para esse grupo muscular teve atenção especial, já que minha facilidade em ganhar volume é muito grande. Assim, a proposta era de um treino metabólico, pois o objetivo era diminuir ao máximo as medidas.
Como vinha da categoria Wellness, que pedia um glúteo com grande volume e pernas bem desenvolvidas, passei por uma fase de transição, focando o trabalho totalmente na perda desse volume, porém mantendo o shape e a qualidade muscular.
Sendo assim, minha preparação para competir o Arnold Classic em 2011 foi basicamente com treinos de muitas repetições e cargas leves para que não houvesse grande ganho de massa muscular.
Quando competia na categoria Bodyfitness (de 2007 a 2010), senti as primeiras mudanças no meu corpo, mas ainda precisávamos diminuir bastante o tamanho dos membros inferiores por uma questão do padrão exigido da categoria Figure.
Substituímos os agachamentos por passadas, avanços e subidas no banco. Isso porque, como já afirmei, pela genética tenho muita facilidade de ganhar tamanho de glúteo, e o agachamento é um exercício que, por mais que colocasse carga leve, ainda assim sentia muito desenvolvimento nesse grupo muscular.
Os princípios de trabalho usados na época pelo meu treinador, Rogerio Camões, eram Bi-set, Tri-set e conjugados, com intervalos curtos entre as séries e exercícios. As repetições eram feitas entre 15 a 20 ou quantas ele achasse necessário para aumentar a intensidade do treino. Basicamente, os demais exercícios utilizados eram o hammer de glúteo e a cadeira abdutora, onde fazíamos, além de muitas repetições, trabalho de isometria com isolamento muscular. Treino glúteos no mesmo dia de membros inferiores.
Na busca pela simetria e harmonia corporal e pela estética sem exageros de volume, fizemos nosso trabalho na construção de um físico com formas suaves e leves, o que é aceito e admirado pela grande maioria do público feminino e também pelos árbitros nacionais e internacionais. Até porque o padrão de físico atlético internacional da categoria Figure está em uma forma mais ‘clean’ e ‘slim’.

gluteo2MUDANÇAS PARA O ARNOLD 2012
Após pesquisas e estudos, Rogerio Camões optou por uma mudança na minha atual preparação. Meu treinador, compreendendo melhor a categoria Figure, acrescentou na minha planilha de treino um dia específico para trabalharmos condicionamento físico, com pliometria inclusive.
São em média de 5 a 6 exercícios a serem executados consecutivamente e sem descanso. Cada um é feito por 30 segundos, e após a primeira passada do circuito é dado um intervalo de recuperação de 1 minuto para a próxima rodada.
Exercícios como agachamento e passada com salto no Smith, abdominais com medicine ball com rotação de tronco na prancha, flexão de braço no solo, barra fixa, salto com obstáculos – bancos e corda (mesclando a altura de cada obstáculos) e sprint na esteira estão entre as prioridades.
Desta maneira, conseguimos manter a minha forma física com baixo percentual de gordura e um excelente condicionamento físico. Pois, para os padrões internacionais, precisamos ser atletas completas. Não basta somente a tradicional divisão semanal dos grupos musculares, é preciso mais.
Desta forma, nesta fase atual de treino, minha planilha semanal passou por alterações, tendo modificada sua divisão da seguinte forma: na segunda-feira fazemos treino específico de condicionamento físico; na terça-feira apenas trabalho cardio no transport por 30 minutos; na quarta-feira trabalhamos dorsal e deltoide (pela prioridade da categoria); na quinta-feira somente cardio na esteira com interval training e, na sexta-feira, treino específico para membros inferiores.”

gluteo3

 

gluteo4

 

PERFIL
Alessandra B. Pinheiro tem 35 anos, é formada em Educação Física, com registro no Sindicato de Dança do Rio de Janeiro. A atleta é patrocinada pela empresa de suplementos D.N.A. e, além de competir, atua como personal trainer na Academia XGYM, lugar onde faz sua preparação física com o treinador Rogerio Camões (sócio-proprietário da academia, ex-campeão estadual e brasileiro de Bodybuilding, vice-campeão Iberoamericano de Bodybuilding, sexto no Mundial Master IFBB 1998, preparador físico de muitos atletas de MMA, entre eles Rafael Feijão, Ronaldo Jacaré, Erick Silva e, inclusive, o atual campeão do UFC Anderson Silva). “Iniciei no esporte em 2005, estreando na Wellness, sendo assim a primeira campeã Wellness, pois até então não existia essa categoria. Conquistei alguns títulos consecutivos enquanto estava nesta categoria. Em 2007, passei para a Body Fitness e fui campeã estadual e brasileira no mesmo ano. Em 2010 defendi meus títulos e venci tanto Estadual, como Brasileiro. Em 2011, conquistei meu primeiro título internacional, me tornando campeã no Figure Arnold Classic Amateur.”

Títulos:
– CAMPEÃ ESTREANTES WELLNESS IFBB 2005
– BICAMPEÃ ESTADUAL WELLNESS IFBB 2005/2006
– BICAMPEÃ MUSA PUMPING IRON WELLNESS IFBB 2005/2006
– CAMPEÃ OVERALL MUSA PUMPING IRON WELLNESS IFBB 2006
– CAMPEÃ WELLNESS PRAIA FIT SHOW IFBB 2006
– BICAMPEÃ ESTADUAL BODYFITNESS IFBB 2007/2010
– BICAMPEÃ BRASILEIRA BODYFITNESS IFBB 2007/2010
– TOP FIVE SUL-AMERICANO BODY FITNESS IFBB 2008
– SÉTIMO LUGAR MUNDIAL BODY FITNESS IFBB 2010
– CAMPEÃ FIGURE ARNOLD CLASSIC AMATEUR 2011

Matéria publicada originalmente na edição 53 da Revista SuperTreino.

 

Os melhores suplementos para Ganho de Massa Muscular
Vai comprar suplementos? Antes compare os menores preços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s