Alimentos para comer antes e depois do Treino

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Uma dúvida comum de muitas pessoas que treinam é o que se deve comer antes e depois dos treinos. Veja algumas opções para ter uma alimentação balanceada que ajude em suas atividades.

Ingerir os alimentos certos antes e depois de treinar pode potencializar suas atividades e fazer com que gaste mais calorias, bem como ganhe mais massa muscular. Tem gente que vive na academia, mas não consegue o corpo ideal, mas se esquece de ingerir os alimentos certos na hora certa. Por isso é importante ficar atento para garantir uma alimentação saudável não somente no dia a dia, mas antes e depois de treinar.

Veja os alimentos que podem te ajudar em cada momento e deixe sua alimentação balanceada:

O que comer antes do treino

A refeição pré-treino tem como principal objetivo melhorar sua disposição para fazer os exercícios, bem como evitar que fique muito fadigado, dando mais força para treinar e melhorar seu desempenho.

Para isso, a ideia é abusar de carboidratos complexos, como salada de frutas, arroz integral, batata doce, açaí com grãos (pode ser linhaça, aveia, granola ou quinoa real) e iogurte. Opte ainda por cereais, torradas, frios magros, compostos de proteína em pó e bebida à base de soja.

Algumas sugestões de boas refeições para antes do treino são banana com mel; água de coco com sanduíche de peito de peru ou queijo magro; ou um pedaço de bolo simples (sem cobertura ou recheio)

Lembre-se ainda de investir na hidratação, então até quatro horas antes de ir treinar, tome 400 ml de água e depois de uma a duas horas antes, mais 250 ml.

O que comer depois do treino

Depois do treino, os alimentos têm como objetivo repor a energia que você gastou, sendo que o mais indicado para ingerir logo depois de praticar suas atividades físicas é um carboidrato de fácil absorção, como uma bebida esportiva, água de coco ou frutas.

Para manter os músculos, a indicação é não abrir mão das proteínas, sendo boas opções comer peixe, iogurte, frango orgânico, mussarela de búfala,quinoa real e blanquet de peru.

O ômega 3 também é um ótimo aliado para alimentos pós-treino, podendo estar presente em peixes diversos, como tilápia, sardinha e salmão; castanhas, avelãs, nozes, linhaça dourada triturada, ovo caipira e gergelim branco e preto.

Algumas ideias para comer depois do treino são sanduíche de queijo magro ou peito de peru, que pode ser substituído por uma tapioca também; uma fruta com iogurte e aveia; ou um shake de proteínas com alguma fruta.

Cuidado com a ingestão de gorduras ou alimentos muito pesados, pois o organismo precisará recuperar energia e vai absorver tudo.

Lembre-se de variar o cardápio para não enjoar e ficar sem se alimentar corretamente, comprometendo seu treino.

É importante lembrar que você deve sempre manter uma alimentação equilibrada rotineiramente e o acompanhamento de um profissional para manter uma dieta de acordo com cada tipo de treino também é essencial. Assim você consegue o corpo desejado mais rápido e de maneira saudável.

Este artigo foi produzido por Jeniffer Elaina, colaboradora do blog  Planodesaudenota10

 

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